6 de abr. de 2010

Marx tinha razão P#$%& nenhuma!

Antes que os marxistas e pseudo-marxistas de plantão decidam me queimar em praça pública, tentarei fazer com que em suas cabeças herméticas entrem apenas um pouco de um diferente ponto-de-vista, sem querer com isso criar um monopólio da razão e da virtude a cerca do assunto.

A mim não me conforta achar que Marx tinha razão, apenas. Teve razão ao dizer que as idéias dominantes do mundo decidiriam o futuro da sociedade, que toda essa forma de pensar vigente junto ao poder jamais se modificaria, sim ele teve razão nisto também. No entanto, o legado de Marx nos serviu de que? O que fez um Marxista ao mundo? A grande verdade é que Marx tornou-se igualmente um produto e na crueldade da lógica capitalista passou a ser tal qual as multas administrativas de impacto ambiental que financiam projetos de educação ambiental, ou seja, um grande contra-senso.

Não quero dizer com isso que as idéias contidas em seu discurso sejam ruins, nada disso. O belíssimo palavrório segue incauto contra a corrente e de forma brilhante até hoje. O problema do marxismo é o marxista. No geral é sempre um cara chato que mal compreende o conceito de cultura, e, carregado de preconceitos sai desrespeitando tudo e todos, pudores pra quê? Afinal de contas, deve dar um trabalho viver de forma distinta, ter de se conter ao consumir determinados produtos, ao se vestir, radicalizar uma postura contrária à ordem vigente, tudo isso faz do marxista um estressado em potencial e até que este descubra os sabores da vida a despeito desta cova bem rasa e severina, seguirá barbudo, relaxado e esquisito. É claro que a caricatura serve apenas para ilustrar, mas que fique claro que ela não se fez sozinha.

No final, Marx não deve estar lá muito contente de onde quer que ele esteja. Seus adoradores o lêem, pouco fazem para disseminar o que lêem, e o pouco que lêem e disseminam acaba saindo meio torto, cheios de erros de ortografia em forma de livros com 100 anos de folhas. Uma coisa nisso tudo serve de lição, o capital do que fala Marx, sem dúvida não é o que preenche os bolsos dos “marxistas pós-modernos”. É… “Quanto menos você comer, beber, comprar livros, ir ao teatro, aos bailes ou ao bar e quanto menos você pensar, amar, teorizar, cantar, pintar, praticar a esgrima, etc; mais você poderá economizar e maior será o teu tesouro, que nem cupim, nem a ferrugem poderão estragar: o teu capital.”

2 comentários:

  1. É verdade. Marxistas são, no geral, um pé no saco (e eu falo com a propriedade de quem tem um marxista empedernido como melhor amigo... heh).
    O pior tipo pra mim é o marxista-de-orkut...

    ResponderExcluir
  2. Mas as idéis marxistas serviram para "humanizar" o capitalismo, até então totalmente insensível às mazelas do proletariado.

    Viva a CLT!!!!!!!! ahuahuha

    ResponderExcluir