28 de mai. de 2010

Que fúria que nada

Então, furioso estou eu. Poderia ter vivido Um Dia de Fúria (Falling Down - 1993) ao constatar que o trailer de Fúria de Titans é muito melhor que o filme em si, mas nem mereceria o trabalho.

"Perseus". Este era pra ser o nome do filme porque afinal, os poderosos Titans são citados apenas no início, e o foco da história se passa em torno da velha e inspirada, conhecida história de Perseu. O filme é tão focado nele que nem Andrômeda, que diga-se de passagem não estava lá tão bela assim, ganhou algum destaque.

Os efeitos são excelentes sim, a primeira aparição de Hades é fantástica, enfim, tudo aquilo que todo Rpgista adoraria ver em um filme, mas como disse Cid Moreira em A Bíblia Sagrada "nem só de pão viverá o homem". Repito: estamos numa era em que efeitos especiais são praticamente requisito, então, de nada adiantam os efeitos se o roteiro não é no mínimo bom, se os atores não colocam espírito nas cenas, enfim, um filme é mais que apenas boas imagens digitais e pra mim, Fúria de Titans poderia passar na sessão da tarde sem problemas.

A bem da verdade, uma série de filmes com temas "gladiadorais" ou lendário-mitológicos foram produzidos recentemente, talvez dado ao sucesso de filmes como Gladiador, Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe, 300, e tantos outros. Minha impressão é que, ao final das contas, existe hoje um desgaste deste tipo de filme. Os roteiros não fogem muito à regra, nem conseguem inovações já que a maior parte deles é uma adaptação.

Seguindo o exemplo de Bárbara Heliodora, digo e repito: que filminho sem graça.

(A górgona Medusa.)

FICHA TÉCNICA

(Clash of the Titans, 2010)
Diretor: Louis Leterrier
Elenco: Sam Worthington, Ralph Fiennes, Liam Neeson, Gemma Artenton, Danny Huston, Alexa Davalos, Izabella Miko, Jason Flemyng, Luke Evans.
Produção: Kevin De La Noy, Basil Iwanyk
Roteiro: Phil Hay, Matt Manfredi, Travis Beacham
Fotografia: Peter Menzies Jr.
Trilha Sonora: Ramin Djawadi
Duração: 118 min.
Ano: 2010
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Warner Bros. / The Zanuck Company / Thunder Road Film / Legendary Pictures
Classificação: 14 anos

Sinopse
Perseus (Sam Worthington) é o único que pode salvar sua família de Hades (Ralph Fiennes), um vingativo deus da terra dos mortos. Sem nada a perder, ele lidera uma missão para derrotar o vilão, antes que ele alcance os poderes de Zeus (Liam Neeson), rei de todos os deuses. Inicia-se, então, uma jornada por mundos desconhecidos.

2 comentários:

  1. "enfim, um filme é mais que apenas boas imagens digitais e pra mim, Fúria de Titans poderia passar na sessão da tarde sem problemas."

    Isso dito de um filme que é remake de um outro popularmente conhecido como "clássico da Sessão da Tarde"...

    Oh, a ironia!

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas foi preciso dizer já que essa merda de lançamento me pareceu mais com outro filme... Deixe-me ver, ah sim, Muito Barulho Por Nada!^^

    ResponderExcluir