14 de mai. de 2010

Abaixo ao cinema!

É mais ou menos assim, ou a gente pára com o recalque e passa a admitir que aquele filme que deu um mega-trabalho pra ser feito em função dos recursos visuais empregados, é bom, por mais que o roteiro não seja lá essas coisas, ou cinema nunca mais!

Não interessa a previsibilidade, se assim o fosse, qual seria o filme mais original dos últimos tempos? Eu me faço esta pergunta constantemente e não obtenho resposta. Vivemos em um mundo que nos proporciona uma enxurrada de informações a todo instante e para um fã de histórias em quadrinhos e desenhos dos mais variados como eu, talvez não exista um roteiro completamente imprevisível e original ao extremo há uns bons 20 anos, salvos os que chegam com novas tecnologias e demarcam uma era como "The Matrix", ou aqueles que não passam por "Hollywood", bem como as produções independentes. Por este motivo, deixei para ver Avatar somente agora que a poeira está tão baixa quanto lava fria, e assim, fazer minha crítica.

Penso que a dinâmica do filme deixa um pouco a desejar no início, como se a necessidade de colocar tudo dentro daquele espaço de tempo pré-determinado não fosse ser suficiente para tanta informação. Se o diretor tivesse perdido um pouco mais de tempo com os detalhes, inclusive utilizando o enquandramento mais fechado, talvez não tivesse passado essa impressão, mas passa, e passa mesmo. O filme acaba proporcionando uma grande imersão independente de parecer a versão milhonária de Pocahontas. Num dado momento já não queria mais voltar para a base dos humanos que constrasta perfeitamente com "Nagrand" (momento nerd aos fãs de Wow). Não é o filme do ano, até porque é de 2009, mas é bom no que se propôs ser, sem grandes revoluções apesar da perfeição dos efeitos.

E quem em perfeita consciência não quer um final feliz? Qual é! Isso não é coisa pra gente que vê novela só não, somos humanos, a felicidade é o caminho, basta à psicopatia! Elite intelectualóide de plantão, chega de querer surpresas com roteiro! Ok, Matrix surpreende um pouco, afinal, o Mr. Smith disse "Why Mr. Anderson, why... why... why you persist?". Porque a vida é assim, todos sabemos que as eleições estão chegando, talvez façamos o nosso melhor, mas não importa quem vai sentar na cadeira do presidente, no final, acabará parecendo idiota.

(A Na'vi Neytiri)

FICHA TÉCNICA

(Avatar (2009), 2009)
Diretor: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi, Joel Moore.
Produção: James Cameron, Jon Landau
Roteiro: James Cameron
Fotografia: Mauro Fiore
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 150 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Twentieth Century-Fox Film Corporation / Lightstorm Entertainment / Giant Studios
Classificação: 12 anos

Sinopse
No futuro, Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-militar paraplégico que é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelo povo Na'vi, raça humanóide com língua e cultura próprias. É nesse lugar que ele lutará pela própria sobrevivência e pela vida dessas estranhas criaturas.

2 comentários: