11 de mai. de 2010

Vergonha de ser brasileiro

Poucas vezes tenho vergonha de ser brasileiro. Nosso território é um dos mais ricos em diversidade, quase não sofremos com desastres naturais, e a bem da verdade, quando aqui ocorrem foi porque de uma forma ou de outra, o homem pôs seu dedo lá.

Ser brasileiro, a despeito da propaganda positivista do governo, é muito bom. Nosso povo troca a polidez europeia pela cortezia latina, transforma até em jeitinho, acreditem. Temos o dom da criação e do improviso, pois não foi afinal um médico brasileiro que numa cirurgia de coração usou a super cola para estancar um sangramento?!

Mas veja só, existe algo de podre no Brasil, e isto está instalado não nas ruelas do morro, beirando as muralhas do tráfico, está no senado, no leito do poder, onde uma cambada de desonestos e incapazes fingem dirigir um país. Não é nenhuma novidade, nem sou o primeiro a dizer isto com todas as letras, temo que ainda não serei o último, o que é uma pena. Mas o motivo desta revolta é que com tantos brasileiros passando fome, ainda hoje sem acesso à saúde, energia elétrica, dinheiro, ou qualquer outra coisa que lhes confira cidadania, nossos poderosos querem tirar férias de dois meses para assistir aos jogos da Copa. Faça-me o favor! A latrina do Brasil está em Brasília, definitivamente, nada a declarar.

Só uma frase ressoa em minha cabeça, uma frase recente do filme Alice. Disse a Rainha Vermelha:

- Cortem as cabeças!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário