14 de mai. de 2010

Désolé

Se o "Fantástico mundo de Bob" fosse de um cara que acredita que o mundo vai acabar, certamente a coisa toda aconteceria da forma que em 2012.

Eletrizante. É isso que eu acho. A dinâmica é excelente, tiradas tipicamente Americanas, e quem não gosta de uma carteirada? Ou quando alguém que está prestes de ser humilhado dá o troco à altura? Pois é, o filme começa praticamente assim. Na verdade é uma grande viagem de Roland Emmerich. Tá certo, o cara sabe o que faz. Sua vasta experiência com destruição passei pela porradaria de "Soldado Universal", pelos ets loucos de "Independence Day", pelo gigantismo extraordinário de "Godzilla", é um senhor currículo para filmes de ação. Só que, a loucura passou um pouco dos limites e degringola definitivamente quando a família central do filme, aquela com o casal divorciado, mãe dedicada e padrasto bacana, dois filhos pequenos pé-no-saco e o pai zero à esquerda fogem do inacreditável, do impossível.

Olha, se a intenção foi alertar o homem sobre a problemática ambiental, e que toda a política de extravismo predatório pode ser seriamente nociva à civilização, se a intenção foi reforçar o patriotismo norte-americano enaltecendo o poderio da bandeira, o sacrifício desta nação em nome do mundo, ou ainda, nos alertar sobre o perigo previsto pelo calendário Maia, nunca saberemos, ou melhor, eu não saberei porque não vou perguntar a Roland. O que importa é que o cara fez o que muitos de nós sempre desejou fazer num dia de fúria com poderes divinos, destruir o que vier pela frente, sem medir consequências.

Os efeitos salvam um pouco o roteiro, mas não dá pra perdoar a família imortal. No fim das contas se tivesse de dizer algo para Emmerich, mesmo sendo ele alemão, diria em bom sotaque francês, Je suis désolé.


(Precisa mesmo de legenda?)


FICHA TÉCNICA

(2012, 2008)
Diretor: Roland Emmerich
Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Danny Glover, Thandie Newton, Oliver Platt, Amanda Peet, Tom McCarthy, Chin Han, Woody Harrelson.
Produção: Roland Emmerich, Larry J. Franco, Harald Kloser
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser
Fotografia: Dean Semler
Trilha Sonora: Harald Kloser, Thomas Wanker
Duração: 158 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Sony Pictures Entertainment / Centropolis Entertainment / Farewell Productions
Classificação: 12 anos

Sinopse
A cultura maia previu que a Terra, como a gente conhece, terá um fim no ano de 2012. A teoria revela que o fim da Terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos do planeta, após um grande tsunami. Após isto, o caos instala-se e o nosso mundo começa a se tornar inabitável.

3 comentários:

  1. Ainda não vi o filme, mas depois dessa até perdi o tesão para uma Sessão da Tarde futura...

    "casal divorciado, mãe dedicada e padrasto bacana, dois filhos pequenos pé-no-saco e o pai zero à esquerda fogem do inacreditável, do impossível"
    Lembra Guerra dos Mundos...não acha?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, acaba sendo mais um desses filminhos...

    ResponderExcluir