10 de mai. de 2010

Momento W

O mundo vive mais um capítulo da novela da crise econômica européia, ou melhor, uma reprise porque este processo é o mesmo que nos trouxe a crise de 2008, com a diferença que a bola da vez é a Grécia.

Ainda ontem, Grécia era o mais perfeito exemplo de tudo o que deu certo no mundo, pelo menos aos olhos da Europa. Prosperidade teu nome é em grego, mas, como bem conhecemos a história da formiga e a cigarra, parece que os gregos souberam fazer festa, cantar e dançar, mas não fizeram o dever de casa. Hoje, a calamidade econômica que se abate sobre o país não passa de uma relação de discrepância entre o que se arrecada e o que se gasta. Prosperidade teu nome é... É... Qual é o teu nome?

Poderia até dizer Brasil, mas pode ser que amanhã seja a nossa vez. Isto é o que caracteriza o que eu gosto de chamar de Momento W, não que eu tenha criado a expressão, apenas me apropriei dela e a emprego para algo ainda mais abrangente. O termo em si vem da economia, e serve para sinalizar um período de alta, seguido por uma queda brusca, uma nova subida em função de medidas de "salvação" que normalmente acaba acompanhado por uma nova baixa até a subsequente recuperação.

O mundo anda assim, vivendo um Momento W constante. Economicamente não precisamos mais de exemplos, politicamente então... Culturalmente a fratura está exposta há algum tempo. Só me resta torcer para que este seja um momento de baixa do W, que mesmo se estendendo por tanto tempo, finde tão logo quanto puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário