7 de jun. de 2010

Dorian Gray

O que dizer de um filme que vence suas expectativas? Conheço a obra, aliás, esta história além de conhecida já foi contada algumas vezes e mesmo assim, ciente do que estava por vir, resolvi assistir ao filme. O que consegui com isso? Uma grata surpresa.

A atuação de Ben Barnes realmente me surpreendeu. Para quem não lembra do cara, ele viveu o Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, 2008) e como protagonista de Dorian Gary o jovem artista deixou marcada sua passagem pelo cinema, mesmo que de uma forma tímida, pois não me recordo de qualquer apelo midiático na ocasião do lançamento do filme e de forma inexplicável o filme não foi parar nas telonas. O filme em si passa a ideia de um clima sombrio, instigante e interessante o suficiente para provocar o efeito de imersão que tanto busco e gosto nos filmes que escolho ver. A trama já conhecida baseada na obra de Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray) poderia significar um obstáculo à apreciação da obra, mas ao contrário, cria uma expectativa muito grande pela representação da corrupção da alma da personagem princpal.

Fotografia simples e direta tal qual a narrativa. Linguagem de câmera na dosagem correta. Dorian Gray é definitivamente um filme que merece ser visto e Ben, um ator que merece maior espaço. Nada mais a dizer.


(Dorian Gray vivido por Ben Barnes.)


FICHA TÉCNICA

(Dorian Gray, 2009)
Diretor: Oliver Park
Elenco: Colin Firth, Ben Barnes, Rachel Hurd-Wood, Rebecca Hall, Emilia Fox, Ben Chaplin, Caroline Goodall
Produção: Barnaby Thompson
Roteiro: Toby Finlay
Fotografia: Roger Pratt
Duração: 112 min.
Ano: 2009
País: Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Sinopse
Dorian (Ben Barnes) é um belo jovem privilegiado que deseja que sua imagem em uma pintura envelheça em seu lugar. O que ele considerava uma vantagem, se torna uma maldição, e quanto mais velho e corrupto Dorian fica, o retrato guardado no porão se torna um monstro.

4 comentários:

  1. Gostei da dica, vou ver tb.

    Bjs,

    Taty!

    P.S.Se não tivesse falado, não iria reconhecer o ator. Ele está muito diferente.

    ResponderExcluir
  2. Esta coluna só quero ler depois de ver o filme.

    ResponderExcluir
  3. Eu tento sempre não provocar o efeito "Spoiler", mas vai que perde a magia? ^^

    ResponderExcluir
  4. Esse filme já tá rolando no Emule! Vou tentar baixar pra deixar meu relato aqui.

    ResponderExcluir