11 de jun. de 2010

Alejanda-te

Ela de novo. Lady Gaga, a nova estrela mundial da música pop gerou polêmica com seu novo clip "Alejandro" e não foi por ter colocado seus dançarinos com sungas minúsculas, calçando meias-arrastão e sapatos de salto-alto em um cenário quase homoerótico. O novo clip da cantora levantou uma pergunta: quem é Lady Gaga?

(Imagem extraída do clip "Alejandro".)

Em sua mais nova versão Madonnesca, ou seria melhor dizer Madonnífica, já que o hibridismo repaginado de Gaga-Madonna parece ter se saído muito bem obrigado, Gaga atacou mais uma vez com audácia, mas dividiu opiniões. As referências à rainha do pop foram diversas: peitos com metralhadora, cama com estrutura de metal, cenas insinuantes de sexo, semi-nudez, cordas, luxúria e sensualidade. Há quem diga que o próprio ritmo e um figurino em especial que lembra o hábito de uma freira, remetam a "La Isla Bonita" de Madonna. Entretanto, a esquizofrenia saudável de Gaga não ficou de fora ao explorar figurinos estranhos com detalhes em ferro, coreografias inusitadas e um texto imagético cuja narrativa parece psicológica.

A bem da verdade o clip pode ser uma representação da figura da mulher na sociedade atual e o conflito que isto gera, na visão de Gaga, e apesar de toda a postura feminista do clip, com Lady Gaga como protagonista, o foco ainda parece ser um homem. A letra da música insinua conflitos pertencentes ao universo feminino e obviamente quando ela escolhe colocar todos os dançarinos vestidos praticamente de forma idêntica, como um único arquétipo, ela nos remete ao feminismo de "todos os homens são iguais".

Não importa mais quem é Lady Gaga. A jovem cantora de 24 anos atingiu o ápice da fama numa carreira meteórica de escala mundial em menos de dois anos, um verdadeiro fenômeno. Esta é apenas mais uma de suas facetas. Goste dela ou não, se em seu novo show a apresentação de "Alejandro" for como nos moldes do clip, a turnê "Na cama com Madonna" ficará na história, apenas.

Youtube link: http://www.youtube.com/watch?v=niqrrmev4mA

Um comentário:

  1. Excelente post Bruno! E eu tenho que dizer que gosto da Lady! Aff! O clipe é bacaníssimo!
    Bjs.

    ResponderExcluir