1 de ago. de 2012

Avante, Vingadores!


Após um longo período sem postar qualquer coisa sobre cinema, resolvo retomar minhas linhas ácidas com um dos filmes que mais me causou o que gosto de chamar de "contradição eufórica".

Sou leitor da Marvel há alguns anos. Acompanho seu universo com atenção porque umas das características que mais me despertam o interesse é a de que seus heróis e vilões são mais próximos do que é humano, não são completamente superpoderosos nem muito menos impossíveis de serem derrotados. Essa humanidade, que faz com que Deuses como Thor e Loki possam ser derrotados por meros humanos com poderes, ou não, é que dá um toque todo especial para o filme, ao meu ver.

Não vou me ater à coisas pequenas como por exemplo o fato de a Viuva Negra, vivida pela belíssima Scarlett Johanson, ter conseguido pilotar uma nave alienígena de primeira, em pleno ar, ou sobre quando ela utiliza um dos "biorifles" do esquadrão alien como se fosse uma 9mm, não. Para além de todas essas coisas existe um filme que, pela primeira vez, faz uma equipe atuar como tal, com seus momentos de brilho individual, porém concatenados.

Sem dúvida este é o filme de heróis mais bem equilibrado que conheço. Tem de tudo. Suspense, alívios cômicos, e muita ação. Linear, porém surpreendente com relação ao uso dos efeitos especiais. Longo, mas com uma dinâmica tão intensa que o tempo passa veloz. Os Vingadores trará recursos à Marvel, assim como novos fãs graças ao elenco de primeira, efeitos especiais muito bem colocados e um roteiro simples, mas extremamente eficaz.

E apesar de fã absoluto da divindade asgardiana da magia e da trapaça, tendo a certeza de que mais uma vez ele foi ridicularizado pelo roteirista, sim, eu recomendo!

Avante!


FICHA TÉCNICA
(The Avengers, 2012)

Diretor: Joss Whedon
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Jeremy Renner, Stellan Skarsgård, Cobie Smulders, Gwyneth Paltrow, Tom Hiddleston
Produção: Kevin Feige
Roteiro: Joss Whedon
Fotografia: Seamus McGarvey
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 136 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Marvel Enterprises / Marvel Studios
Classificação: 12 anos

Sinopse
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johanson) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) são alguns dos heróis da Marvel que se reúnem na agência de espionagem internacional S.H.I.E.L.D. para defender o planeta e a humanidade de ameaças intergalácticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário