25 de ago. de 2011

Aprovado

Uma Prova De Amor, definitivamente, foi um dos filmes mais comoventes que vi este ano e realmente não esperava tanto de um filme cujo tema vem sendo pano de fundo de diversos, e eu repito, diversos dramas no mundo do cinema. É claro que falar sobre câncer ainda é meio tabu, especialmente porque nossa medicina ainda não atingiu o ponto chave nas pesquisas sobre uma possível cura. Talvez alguma outra já tenha se aproximado bastante disso, mas enfim, não é o tema do texto.

Gosto do filme porque além de bonito tem uma linguagem bastante peculiar, psicológica eu diria. Não é mais uma daqueles filminhos lineares de sessão da tarde, embora ainda possa ser visto lá. A história em si, as personagens, tudo me agrada bastante. As cenas são verdadeiras e pra quem já teve algum histórico com a doença, prepare-se, rola um certo tipo de catarse.

O filme não trata apenas do câncer, fala sobre família, valores e descobertas. Fala sobre o quanto ainda estamos engatinhando para o mundo quando esquecemos que nada depende única e exclusivamente de nós, que existe ainda muita coisa fora de nosso alcance e controle, e que isso nos faz crescer.

Destaque para a atuação de Cameron Diaz e Sofia Vassilieva que demonstraram muita entrega às personagens e nos fazem sentir como um outro alguém em seus conflitos de "mãe e filho".

(Guardem bem esta imagem, assistam e entendam o meu destaque.)


FICHA TÉCNICA

(My Sister’s Keeper, 2009)
Diretor: Nick Cassavetes
Elenco: Cameron Diaz, Alec Baldwin, Abigail Breslin, Walter Raney, Sofia Vassilieva, Heather Wahlquist, Jason Patric, Evan Ellingson.
Produção: Stephen Furst, Scott Goldman, Mark Johnson, Chuck Pacheco, Mendel Tropper
Roteiro: Nick Cassavetes, Jeremy Leven
Fotografia: Caleb Deschanel
Trilha Sonora: Aaron Zigman
Duração: 109 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Curmudgeon Films/ Gran Via Productions/ Mark Johnson Productions
Classificação: 12 anos

Sinopse
A pequena Anna (Abigail Breslin) não é doente, mas bem que poderia estar. Por 13 anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médicas, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha, Kate (Sofia Vassilieva), pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou. Até agora. Tal qual a maioria dos adolescentes, ela começa a questionar quem realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que abalará sua família e, talvez, tenha terríveis consequências para a irmã que ela tanto ama.

Um comentário:

  1. Há tempos havia selecionado o filme para ver, acabei esquecendo. Lendo seus comentários fui ver....e adivinha....tô ainda em prantos. Uma ótima escolha para eu que sou um tanto depressivo, (rs). Mas é um filme que faz bem (apesar do choro compulsivo). Ótima mensagem, boas interpretações e trilha. Aprovada essa undicação. E olha que sou muito chato pra filme (sou daqueles que qdo todo mundo fala mal do filme eu fico curioso pq tem grandes chances de eu gostar).

    ResponderExcluir