12 de out. de 2011

"César is home"

A saga "Planeta dos macacos", se é que posso chamar assim, mexe muito com meu imaginário, e definitivamente a proposta de Rupert Wyatt me fez pensar na possibilidade de isso um dia acontecer de verdade.

Há muito tempo que me pergunto sobre onde foi parar a antiga fórmula de filme simples, mais fotografia simples, menos recursos de efeitos visuais espetaculares - a não ser a humanização dos macacos, neste caso - igual à público satisfeito e preso ao filme do início ao fim. Esta foi a fórmula usada em Planeta dos macacos: A origem.

Muito do que nos aterroriza está diretamente relacionado ao fato de algo sair do controle do homem. Um vírus manipulado com o objetivo de ser a arma biológica perfeita que instaura caos no mundo e inicia o apocalipse zumbi, máquinas ganhando consciência e acabando com a espécie humana, extra-terrestres que decidem nos enfrentar porque sua tecnologia de longe é superior a nossa, tudo isso fomenta no homem um pavor tão inconsciente que há anos filmes que retratam estes cenários fazem sucesso invejável.

Dessa vez, a teoria de que a inteligência dos símios poderia ser estimulada e desenvolvida artificialmente sugere que, num dia desses, quando em maior quantidade, eles poderiam se rebelar contra a espécie que se entende dominante e tomar para si o planeta inteiro. Sinceramente? Acho pouco provável, mas muito viável. Inteligentes e fisicamente mais capazes que nós, os macacos não tardariam a nos escravizar e exterminar caso quisessem. Cara, que filme sinistro! rsrs

Destaque para muitas cenas em que César retrata suas paixões humanas, mas em especial a que ele diz sua primeira palavra. Os recursos utilizados para humanizarem nosso chimpanzé problemático nos fazem entrar em seu mundo e justificar sua maneira distorcida de ver as coisas sem dificuldades.

A origem do Planeta dos macacos é com certeza um excelente filme de ficção... Cadê a continuação? Eu quero!

César, o marco zero.

FICHA TÉCNICA
(Rise of the Planet of the Apes, 2011)

Diretor: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow, Tyler Labine, David Hewlett, Sonja Bennett , Jamie Harris, Leah Gibson,David Oyelowo.
Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver
Fotografia: Andrew Lesnie
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Duração: 106 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Twentieth Century-Fox Film Corporation / Chernin Entertainment
Classificação: 12 anos

Sinopse
No mundo contemporâneo, o jovem cientista Will Rodman (James Franco) está a frente de um grupo de pesquisadores que desenvolvem experimentos genéticos em macacos. Uma de suas experiências é o símio César (Andy Serkis) que com sua super inteligência vai liderar uma rebelião contra os humanos. 

3 comentários:

  1. Vamos combinar que o filme realmente é isso tudo, mas tem uma pequena coisa que eu acho que não dá para deixar passar.

    Só continuem lendo aqueles que viram o filme ou não se importam com spoilers do mesmo.

    Quando Cezar rouba o canivete do rapaz para abrir a jaula eu achei um tanto exagerada. Seria mais fácil o autor ter colocado uma chave. Ou será que ele realmente quis passar que o macaco estava superior em tudo?! Eu, e muitos humanos "normais", não conseguimos fazer tal proeza.

    ResponderExcluir
  2. Huhauahua tá cara, preciso concordar rsrs

    Aninha, tão vindo, tão vindo rsrs^^

    ResponderExcluir